Header Image

PET Medicina UFC

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa de notável excelência destinado a aprimorar os cursos de graduação. O PET apóia-se em três vertentes: ensino, pesquisa e extensão. As normas do PET direcionam seus objetivos que são: proporcionar uma formação acadêmica de excelente nível; promover a integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional; estimular a melhoria do ensino de graduação formando jovens bilíngües, versáteis, de iniciativa, de expressão oral e argumentação, capazes também de fazer contatos, administrar o tempo e as tarefas.

Nas Orientações Básicas do PET estão estabelecidas características que incluem: formação acadêmica ampla; atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; realização de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

Contudo, a meta e justificativa principal do grupo é ampliar conhecimento para todos: comunidade acadêmica e comunidade em geral. O papel do PET deve ser, portanto, de estar trabalhando para reverter os investimentos nele feitos em benefício da instituição, fomentando mudanças e participando da implantação de projetos que possam dar novos rumos ao ensino superior.

O PET consiste em um grupo de 12 acadêmicos, selecionados com base em testes e no currículo acadêmico, orientados por um tutor. O tutor que tem a função de estimulá-los a buscar ativamente informações e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos. Os alunos são selecionados e ingressam no programa a partir do primeiro semestre do curso. Até o final da graduação, são comprometidos com vinte horas semanais de dedicação ao PET. Não podem ter reprovações curriculares, devem estudar uma segunda língua, ter capacidade de leitura, pesquisa, iniciativa, crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentação.

Sob orientação do tutor, o grupo tem condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.

O PET

O PET Medicina Sobral-CE foi fundado em abril de 2008 através de seleção coordenada pelos professores de graduação da Faculdade de Medicina de Sobral, Dr. Ronaldo Graça e Dra. Mirna Marques. O grupo iniciou suas atividades com seis bolsistas, que eram financiados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos estavam sob orientação do tutor Prof. Dr. Ronaldo Graça. Eles desenvolviam desde atividades na área médica, como apresentação de artigos, discussão de casos clínicos, seminários de saúde, até atividades culturais, como cinema, jornais e palestras sobre diversos assuntos que envolviam educação médica.

Após a saída do professor Dr. Ronaldo Graça da tutoria em 2009, o professor Dr. Luís Fernando Farah de Tófoli assumiu a coordenação do grupo e permaneceu até o final do ano de 2010. Em abril de 2009, ingressaram mais dois bolsistas e no ano de 2010, mais quatro. Em abril de 2011, a professora Dra. Roberta Lira assumiu a tutoria do grupo. Atualmente, 12 bolsistas mais o tutor compõem o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Sobral-CE.

O programa desenvolve atividades dos mais diversos tipos visando à humanização do estudante de medicina, sua melhor qualificação e inserção na sociedade, além de realizar intercâmbio com outros cursos de graduação da UFC, campus de Sobral-CE.

Produzido por Roxane Plácido © Todos os direitos reservados ao PET - 2011 Início Sobre Galeria Contatos